Vamos falar de como adquirir uma franquia?

Depois de escolhida a franquia, vamos falar do processo de aquisição da franquia, que é longo e extremamente minucioso, de ambas as partes, para obter sucesso.

Recomenda-se chegar neste momento seguro da decisão de adquirir a franquia, do ponto de vista de dedicar-se a um empreendimento e de estar alinhado pessoal e profissionalmente com o setor escolhido. Ela não deve ser emocional, para suprir uma situação pessoal.

O franchising é um investimento alto e todo o foco profissional na decisão é importante.

Passo 1 do processo de aquisição de franquia: Ficha de Pré-qualificação

O primeiro passo é entrar em contato com a franqueadora. Este contato pode ser feito diretamente no site da franquia – como da Casa do Construtor – ou em eventos (feiras, exposições) onde a marca está sendo exposta.

A franqueadora responderá, representada pelo Setor de Expansão com os detalhes do processo seletivo. Ele varia conforme a empresa, mas basicamente consiste de:

  • Apresentação da franqueadora com os detalhes da franquia.
  • Entrevista
  • Preenchimento da Ficha de Pré-Qualificação. Nela estarão os dados pessoais, profissionais, de crédito e financeiros, juntamente com documentos para análises e decidir se o candidato está apto a ser franqueado.

Alguns itens são de grandes diferenciais no processo de candidatura:

  • Afinidade com o produto – gostar do produto, se imaginar falando dele, vendendo, estar em eventos relacionados (feiras, exposições), estudar constantemente a respeito dele.

Esta afinidade ajudará muito na motivação do franqueado e na gestão dele, motivando a equipe. Um aspecto importante é se a afinidade sustenta os desafios. Quando conhecemos a complexidade da operação e os desafios, o sonho pode chocar-se com sacrifícios maiores que o esperado. Pode ser o momento de pensar em outro segmento.

  • Ter experiência profissional em administração e negócios – essencial em todo o processo, da implantação ao funcionamento da franquia. Domínio e real interesse por planejamento, gestão de pessoas, negociação com fornecedores, fluxo de caixa, análise de resultados são muito importantes e valorizados, além do desejo de vender, dar ao cliente a importância central.
  • Ter experiência profissional no setor ou associado – é fundamental para que a adaptação à franquia seja rápida e eficiente. Numa franquia como a Casa do Construtor, a experiência nos setores de construção civil e comércio e aluguel de equipamentos para construção civil é necessária. Esses profissionais tem o conhecimento dos processos, das metas e da linguagem do setor.

 

Como faço para adquirir uma franquia?

Como faço para adquirir uma franquia?

 

asso 2 do processo de aquisição de franquia: Circular de Oferta de Franquia (COF)

No momento da pré-qualificação, o candidato receberá a COF que é o documento mais importante do processo.

Nela estarão todas as informações necessárias para que ele avalie em detalhes a operação:

  • As condições profissionais e financeiras exigidas para adquirir a franquia.
  • Definição do território de atuação da franquia.
  • Deveres e direitos da franqueadora e do franqueado.
  • Detalhamento dos planos de marketing e suporte.
  • Lista de equipamentos que deverão ser adquiridos em fornecedores credenciados.
  • Relação dos atuais franqueados e ex-franqueados com dados de contato.

O candidato terá 10 dias corridos da entrega (protocolada) da COF para avaliar a responder se deseja prosseguir o processo.

Passo 3 do processo de aquisição de franquia: Análise da COF

No prazo de 10 dias corridos da entrega (protocolada) da COF, o franqueado deverá:

  • Analisar minuciosa a COF – é recomendada a leitura com o máximo de atenção. Toda a relação futura está baseada neste documento.
  • Levantar a regularidade fiscal da franqueada (certidões negativas municipal, estadual e federal).
  • Buscar referências comerciais da empresa (fornecedores e demais empresas).

Importante ressaltar que o Contrato só é assinado após os 10 dias acima. Isto visa dar ao candidato um tempo ideal para rever a decisão de adquirir a franquia em caso de dúvidas ou discordância com alguma condição.

Por outro lado, a franqueadora, no mesmo prazo, avaliará se o candidato pode ser aceito, através da Ficha de Pré-qualificação.

 

Circular de Oferta de Franquia

Circular de Oferta de Franquia.

 

Passo 4 do processo de aquisição de franquia: Contrato de Franquia

O passo seguinte é a assinatura do Contrato de Franquia, que só acontece após os 10 dias dados para análise da COF.

É o documento formal da relação e deve ser analisado com cuidado, pois representa o que foi exposto até este momento. Todas as dúvidas devem ser esclarecidas antes da assinatura e recomenda-se um advogado ou consultor especializado para avaliar a minuta deste contrato.

Certifique-se de que todas as pesquisas a respeito da franqueadora e da marca foram feitas previamente. Além de todas as condições, recomenda-se uma atenção especial quanto:

  • Às multas por rescisão e descumprimento.
  • Qual a possibilidade de recuperação de investimento.
  • Se é possível revender a franquia, quais as condições e previsão de valorização.

Na assinatura do contrato, deverá ser paga a Taxa de Franquia, que dá o direito à entrada no sistema de franquias da marca.

 

Processo de aquisição de franquia

Processo de aquisição de franquia.

 

Quais os custos para abrir e manter uma franquia?

Esta é a parte que envolve o principal objetivo de todo empreendedor, tanto quem cede a franquia quanto quem adquire: dinheiro. E ela deve ser vista com todo o cuidado. É uma parceria com grandes chances de sucesso não só se for bem planejada para funcionar, mas acima de tudo para iniciar e ter fôlego nos primeiros tempos.

Taxa de Franquia

É o primeiro custo e representa a entrada no sistema de franquias da empresa. É estipulado na COF e pago na assinatura do Contrato. Neste valor estão representados: a transferência de know-how, a marca em si e os treinamentos a ser ministrados (todos os programados em Contrato).

Capital Inicial

É certamente o maior e mais trabalhoso dos custos, envolve o custo da localização (abaixo), customização do ponto (identidade visual e layout), equipamentos, produtos, estoque inicial e pessoal.

Escolher o ponto correto para o negócio é fundamental. Muitas franqueadoras determinam um ponto previamente estudado no plano de expansão para aquela localidade, em alguns casos o franqueado fica responsável em obtê-lo. Algumas condições são importantes para a escolha:

  • Local que permita a melhor a melhor exposição da marca.
  • Local em área de circulação do público-alvo.
  • Que contenha área de estacionamento (própria ou de terceiros) e acessabilidade.
  • Com uma vizinhança saudável para o seu produto.
  • Com uma concorrência positiva.
  • Que não haja empecilhos legais para o comércio do produto.
  • Sem financiamento, se for um imóvel próprio ou a ser adquirido.

Se for alugado, avaliar se está dentro do orçamento mensal sem prejuízo do retorno.

Taxa de Marketing

É cobrada mensalmente, num valor fixo ou percentual do faturamento, para um fundo de marketing que cuida de todas as estratégias globais da franquia.

Convém lembrar que é custo do franqueado o investimento em marketing local – e que esteja alinhado com a estratégia que a franqueadora tem para a marca.

Royalties

Assim como a Taxa de Marketing, é cobrada mensalmente, num valor fixo ou percentual do faturamento, para pagar a manutenção da relação e o suporte operacional dado pela franqueadora.

Capital de Giro

Este valor precisa ser muito bem definido, representa o valor que suportará as despesas operacionais pelo período em que o negócio não retornar o faturamento esperado. Algumas franquias determinam um capital de 6 meses e até de 12 meses, dependendo do produto. O valor é definido durante a fase de negociação da aquisição da franquia (COF).

Custos ocultos

Despesas com abertura e legalização da unidade, advogados, contador e consultorias devem ser considerados quando da montagem do plano de investimento.

 

Quais os custos de uma franquia

Quais os custos de uma franquia.

 

Quer conhecer a história e o sucesso das franquias? Clique aqui!

Quer saber qual o seu perfil para uma franquia? Clique aqui!

Quer saber como adquirir uma franquia? Clique aqui!

Quer ver mais conteúdo interessante sobre Franquias? Acesse nosso Blog!

Quer conhecer uma franquia líder do mercado de aluguel de equipamentos para construção civil, um segmento que não para de crescer?

Clique aqui e marque uma conversa sem compromisso com a Franquia Casa do Construtor.

Seu sonho de protagonista na economia pode estar aqui!