Vamos falar sobre o seu perfil para uma franquia?

perfil para uma franquia

Essa é primeira e mais importante pergunta que fazemos: tenho o perfil para empreender em um negócio próprio com uma marca?

Se a resposta, após os passos abaixo, for não, não se preocupe. Não é o caso de desistir, aceitar o momento profissional frustrante ou buscar outro emprego e permanecer no mercado formal.

Seria talvez o caso de estudar mais o modelo e desenvolver as habilidades, competências e valores que vão aproximar você da franquia.

Estude profundamente o que é uma franquia

Conheça em detalhes as formas de franquia, as principais características, deveres e direitos do franqueado, os desafios e benefícios, o processo de compra da franquia, o quanto uma franquia exige de esforço, como todo negócio próprio, mesmo sendo baseado numa marca reconhecida e num modelo de negócio testado.

Conversar com franqueados, mesmo não sendo de um setor desejado, ajuda bastante a entender os desafios comuns. É um bom começo para perceber se é um estilo de vida profissional que agrada.

Tem certeza de que quer uma franquia?

É fundamental entender se a decisão é por afinidade real com o modelo de franquia, porque ele vai exigir tanta dedicação e horas de trabalho quanto um negócio com marca própria.

E é um negócio com uma marca reconhecida e de resultados, o que aumenta a responsabilidade (e a pressão) pelo sucesso. O real pensamento em empreender transforma todas estas questões em desafios. Muitas vezes a pessoa pode preferir o negócio com uma marca própria porque terá total autonomia na gestão. É um ponto a se considerar.

 

Tenho perfil para investir em uma franquia?

Tenho perfil para investir em uma franquia?

 

Você tem o perfil do franqueado em potencial?

Não é muito diferente de um empreendedor de marca própria, com diferenças que tem a ver com a relação com a marca.

As principais características deste perfil de franqueado são:

  • Espírito empreendedor – gostar dos desafios de alcançar metas, atendimento a clientes, busca de mercado, e ver resultados ruins como parte do processo de empreender.
  • Foco na visão comercial do negócio. Ela leva o empreendedor às frentes de batalha principais – clientes, fornecedores – e de onde sairão a qualidade do resultado.
  • Visão ampla do negócio para buscar novidades que melhorem a performance.
  • Observar as normas da franquia e ao mesmo tempo pensar em inovações. Sugestões são bem-vindas, porém ciente de que podem ser rejeitadas. Lembre-se: uma franquia é um pacote fechado de sucesso. Não poder mudar não deve ser motivo de frustração.
  • Espírito de liderança, saber gerenciar crises e boa relação interpessoal.
  • Forte orientação para processos, grande parte da dinâmica baseia-se neles.

Além deste perfil, existe o perfil de cada segmento, que exige competências específicas e que vamos falar adiante.

Como faço para escolher uma franquia?

Feita a decisão de investir em uma franquia, é o momento de escolher um segmento, conhece-lo profundamente e seguir para o processo. A escolha da franquia é um casamento e precisamos estar certos de que é a decisão é a correta e segura.

Escolha o segmento de mercado por afinidade

Aqui vale a máxima trabalhe no que te faz acordar feliz. São horas de dedicação, reuniões, preparação, desafios, momentos bons e ruins. É importante estar nisso tudo por um produto que gostamos e queremos representar de verdade. Estar numa franquia de lanchonete sem gostar de lidar com comida pode ser uma frustração que prejudique todo o investimento.

Profissionais com visão de negócios, experiência em administração, planejamento, liderança e tomada de decisões, por exemplo, terão uma identificação forte com franquias como a Casa do Construtor– pela similaridade de processos, estratégias e metas. As probabilidades de satisfação e sucesso são grandes.

Pesquise muito os segmentos existentes para chegar naquele que te deixará satisfeito de estar todos os dias na empresa.

Pesquise tudo sobre o segmento escolhido

Pesquise tudo sobre o segmento escolhido

Entidades de referência no setor como a Associação Brasileira de Franchising – ABF, o SEBRAE, e a PEGN, além de grandes jornais, publicam matérias importantes sobre o desempenho dos setores da economia e podem ajudar na escolha.

Avaliar o comportamento do mercado, se está em alta ou baixa, se o movimento é momentâneo ou é uma tendência permanente por algum fator que impactará no futuro.

Pesquise tudo sobre a franquia escolhida

É importante verificar todas as informações possíveis a respeito dela.

  • Plano de expansão e ritmo de cumprimento.
  • Histórico de litígios e ocorrências em órgãos de defesa como o Reclame Aqui (lembrando de analisar índice e tempo médio de resolução).
  • Desempenho das unidades da franquia, em especial as que existam na localidade onde pretende abrir a sua unidade, ou próximas.

Comparar o resultado histórico com as metas da oferta atual, que cenários influenciaram os desempenhos anteriores e que podem influenciar atualmente. Uma franquia com ótimo desempenho histórico pode estar passando por um mau momento de mercado, uma franquia pode estar em alta, mas ser jovem e ter um pouco histórico.

Conversar com franqueados e ex-franqueados

Eles podem dar informações preciosas sobre suas experiências, boas e ruins.

Avalie sua capacidade financeira

Este é um ponto fundamental, estamos falando de dinheiro. Devemos avaliar o custo total de investimento que, em geral, é a soma do custo de implementação da unidade (ponto, equipamentos, pessoal e outros), a taxa de franquia e a taxa de propaganda. Mais adiante, falaremos destes custos.

Estude o suporte da franqueadora que está previsto

Este item fará toda a diferença no desempenho da franquia, principalmente no começo da operação. O pacote de suporte das franquias, em geral, é muito bom, com todo o acompanhamento do negócio, treinamentos, assessorias e até coaching. O suporte é um item que infelizmente é subestimado por muitos profissionais experientes em expansões na condição de funcionários, mas na condição de gestores tudo se torna mais complexo.

Com todos os cuidados que devemos ter, alguns erros ainda são cometidos por muitos candidatos a franquias. Veja neste nosso artigo os mais comuns.

 

Como escolher uma franquia

Como escolher uma franquia.

 

Tenho perfil para o segmento de franquia escolhido?

Além das características que um empreendedor em franquia deve ter para trabalhar com o mercado de franquia de forma geral, cada segmento requer um perfil direcionado para obter resultados mais rápidos e melhores de vendas e administração do negócio.

Não é obrigatório que o investidor tenha todas as características, a reunião com a franqueadora pode revelar competências tão ou mais importantes. Mas o perfil é uma referência importante e também é a última oportunidade que você tem, depois da análise do perfil geral e do segmento escolhido, de se ver ou não dentro do negócio.

Estes perfis são fornecidos pelas empresas nos sites das franquias e em reportagens do setor.

O exemplo abaixo é de um perfil específico para a franquia da Casa do Construtor:

  • Espírito Empreendedor: empenho de empreendedor na condução de seu negócio, estar disposto a assumir riscos, tendo disposição para o trabalho, ter habilidade em delegar tarefas.
  • Facilidade de Comunicação: ser comunicativo e ter facilidade em transmitir informações a sua equipe.
  • Sociabilidade: deve ter facilidade em trabalhar com o público, habilidade em delegar tarefas e motivar sua equipe.
  • Assumir riscos: deve ter consciência que mesmo nos negócios formatados há riscos.
  • Preferencialmente, morar na cidade de implantação da franquia.
  • Ter idade acima de 25 anos.

 

Tenho perfil para o segmento de franquia escolhido?

Tenho perfil para o segmento de franquia escolhido?

 

A Franquia Casa do Construtor também disponibiliza o perfil específico em seu site.

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